PILATOS LAVOU AS MÃOS

Pilatos não queria condenar Jesus.Ele não entendia porque o povo queria condená-Lo.

Por diversas vezes ele argumentou com Jesus pois ele não via mal algum Nele. Indignado ele lhe disse :a Tua nação e os principais sacerdotes entregaram-Te a mim.Que fizestes?

Pilatos disse aos judeus:Não acho Nele crime algum. JO 18:38. Ele queria libertar Jesus e tentava induzir o povo a libertá-lo porque era costume soltar alguém por ocasião da Páscoa.

Mas os religiosos preferiram soltar um ladrão salteador ,e Jesus foi açoitado.Mais uma vez Pilatos saiu e disse ao povo:Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho Nele crime algum.JO 19:4

Vendo-O , os principais dos sacerdotes gritavam: Crucifica-O! Crucifica-O!.

Pilatos novamente disse : Tomai-O vós e crucifica-O ,porque eu nenhum crime acho Nele. JO 19:6

Segundo a lei dos judeus,os religiosos impuseram a decisão de crucificá-Lo porque Jesus se fez Filho de Deus.

Pilatos diante das palavras dos judeus ficou mais atemorizado ainda.Pilatos por diversas vezes tentava soltá-Lo mas os judeus não deixavam, ameaçaram-no colocá-lo contra César.JO 19:12

Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo e entregou-O para ser crucificado.Mt 27:24

Pilatos sabia que não havia acusação nenhuma contra Jesus, mas motivado pelo ódio dos religiosos, pela política, e para não perder a sua posição, não teve coragem de enfrentar e assumir a sua postura e livrá-Lo da morte.

Resumindo , ele deixou a ira do povo dominá-lo e condenou um homem que ao seu ver era totalmente inocente.Conclusão: foi um covarde. Ele lavou as mãos jogando as consequências de sua decisão nas costas do povo, se isentando de qualquer culpa.

Mas na posição que ele ocupava , ele poderia inocentar Jesus, ele tinha poder para isso , mas tomou uma atitude política, para agradar o povo e não contender com César.

E sua consciência ? Será que ele conseguiu dormir naquela noite?Aliás , será que ele conseguiu descansar em paz sabendo que estava derramando sangue de um inocente?Penso que ele foi atormentado pelo resto de sua vida,por cometer tamanha injustiça.

Muitas vezes agimos assim, covardemente, lavando nossas mãos, como se não tivéssemos culpa nenhuma de tomarmos certas atitudes, de não defendermos alguém quando está sendo injustiçado.Fechamos os olhos como se não tivéssemos nada a ver com isso e não lutamos para fazer o que é certo e justo, para não nos expormos .Atitude covarde!

Às vezes vemos muitas coisas erradas e nos calamos, nem damos nossa opinião para não ficarmos mal perante os outros. Outras vezes vemos pessoas sendo injustiçadas e nem nos movemos para defendê-las. Agimos como Pilatos , lavando nossas mãos e deixando o erro prosseguir.

Espero que tenhamos coragem suficiente para sermos justos , para sermos merecedores do Reino de Deus, porque o Reino de Deus é justiça, paz e alegria.

suely moyses cufone